No primeiro mutirão de cirurgias de traumas realizado pela Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, foram realizadas 74 cirurgias em pacientes internados. Os procedimentos foram feitos em um período de uma semana por uma força-tarefa que envolveu 14 ortopedistas.
Além desses profissionais, para realizar o mutirão foram envolvidas também as equipes de anestesistas, enfermagem e colaboradores que atuam no centro cirúrgico.
Para o coordenador do setor de Ortopedia da Santa Casa, Lorran Coque Fonseca, o mutirão foi um sucesso e superou a meta inicial que era de fazer 70 cirurgias.
“Com isso, a gente agora vai voltar ao número normal de pacientes de longa permanência que tínhamos antes. E o trabalho em equipe foi fundamental para chegarmos a esse resultado”, afirmou.
Fraturas
As cirurgias mais realizadas nesse período foram de fraturas de tíbia e fêmur em idosos.
O aumento no número de pacientes internados no hospital se deve, segundo o coordenador, pela quantidade de acidentes que vêm ocorrendo na região.
Para se ter uma ideia, atualmente são realizadas uma média de 8 cirurgias diariamente, mas o número de internação pode chegar até 12 em dias normais.