seg 22/julho/2024 07:44
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Pedra da Fortaleza de outro ângulo. Foto: Edmilson Padilha

Sobre Homens e Montanhas: Pedra da Fortaleza ES

marcio_nascimento2
Marcio do Nascimento Santana
Pedra da Fortaleza, a montanha mais alta do norte do Espirito Santo. Foto: Divulgação.

 

Montanhismo é o que eu faço. Anatoli Boukreev

 

Uma pergunta

O Pico do Forno Grande é a segunda montanha mais alta do Espírito Santo, uma vez que o Pico da Bandeira divide sua grandeza com o Estado de Minas Gerais e a  montanha mais alta cem por cento capixaba. Porém além de ser o nosso maior gigante, o Forno Grande também detém o título de montanha mais alta do sul do Estado. Mas fica aquela pergunta, de qual seria a montanha mais alta do norte do Estado? A resposta: Pedra da Fortaleza.

 

A Pedra da Fortaleza

A Pedra da Fortaleza ou pico da Fortaleza, é a maior montanha do norte do nosso Estado, e esse magnifico bloco de granito  se eleva a imponentes 964 metros de altura, ou seja ela possui quase impressionantes mil metros de altura. E pode ser  avistada de vários lugares em suas proximidades.

O seu nome se deve a sua peculiar forma, que lembra ao longe um grande forte. Um bólido de granito maciço, uma verdadeira fortaleza, cuja ascensão até o topo, seria por escalaminhada, o que torna o desafio  uma aventura repleta de emoções, uma vez que é preciso coragem para enfrentar os diversos lances de corda que ela recebeu, como forma de adequação de segurança, para auxiliar e permitir o acesso ao seu cume.

A desafiadora escalaminhada. Foto da destemida montanhista Rayssa Lodi Mozer

A Pedra da Fortaleza não é considerada uma escalaminhada muito difícil e possui uma vista espetacular de todo vale, e também uma grande variedade de orquídeas características do local, além de inúmeros trechos de pedras.

 

A conquista pelo paredão

A Pedra da Fortaleza foi escalada oficialmente pelo paredão no dia 23 de agosto de 2019, por quatro destemidos montanhistas paranaenses, são eles:  Edemilson Padilha, Valdesir Machado, Willian Lacerda e Thomás Kampf, que escalaram por sete dias seguido o desafiador e vertical paredão desse colosso de pedra.

 

No paredão da Pedra da Fortaleza. Foto de Murilo Vargas.

A dificuldade técnica da via obrigou os montanhistas  heróis a dormirem em portaledge (que seria uma espécie de maca, onde o montanhista pode dormir) pendurados no abismo da pedra. É que o retorno ao solo já não seria mais produtivo, uma vez que eles já haviam feito progressos consideráveis na escalada e poderiam atrasar ainda mais a sua conquista.

Portaledges montados no paredão por nossos heróis. Foto de Murilo Vargas.

E uma vez conquistada a Pedra da Fortaleza, os montanhistas a classificaram como um Big Wall (Grande Parede), de difícil  ascensão, colocando essa montanha, entre as vias de escalada mais difíceis do Brasil. A via possui 725 metros, e é considerada escalada tradicional.  Confiram a escalada no Canal Off no link em anexo.

 

Ameaças ecológicas

A Pedra da Fortaleza, bem como outras formações graníticas próximas a ela, estão sendo alvos da exploração desenfreada das mineradoras com intuito de extrair rochas ornamentais. Um avanço perigoso que está promovendo a destruição de varias pedras naquela região.  Uma situação delicada que acende um sinal de alerta, que merece ser vigiada mais de perto pelo poder publico.

 

Como chegar

Pedra da Fortaleza é um convite a aventura, um desafio que vale a pena, e para chegar basta seguir o caminho partindo da sede, do município de Nova Venécia, seguindo em direção ao município de São Gabriel da Palha, e entrar em direção ao distrito de Cristalina e continuar sentido  ao distrito de Guararema. Depois de percorrerem 6 km, vão encontrar uma bifurcação, entrando à direita neste trecho. Só é preciso seguir por mais 10 km, onde encontrarão a  entrada  que leva ate a  base da Pedra.

Para frente e para o alto;

Montanha Brasil.

Para saber mais: Confiram a escalada da Pedra da Fortaleza, no canal OFF

 

Marcio do Nascimento Santana, Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alface-credito Arquivo Incaper-20-07-2024

Banestes anuncia R$ 1 bilhão em recursos para Plano Safra 2024/25

professor

Abertas 200 vagas em curso gratuito de pós-graduação em educação à distância

moradores-recebem-geladeiras-20-07-2024

Moradores atingidos pelas chuvas no Sul do ES recebem doação de geladeiras e lâmpadas

moto-apreendida-19-07-2024

Moto clonada é apreendida em Cachoeiro após ser flagrada pelo videomonitoramento

prisao-suspeito-19-07-2024

Preso suspeito de atirar em mototaxista e enfermeiro em Cachoeiro

Hospital-do-Aquidaban-2-e1609786208993

Enfermeiro baleado já havia pedido medida de afastamento. Familiares pedem justiça

acidente-br-482-19-07-2024

Motociclista de 53 anos morre atropelada por caminhão

cao-atendimento-veterinario

Inscrições prorrogadas para cursos técnicos gratuitos

Leia mais