Para proteger áreas de restinga e locais de desova das tartarugas marinhas, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Abastecimento (Comandemasa) publicou resolução proibindo o trânsito de qualquer veículo motorizado na faixa de praia estabelecida no documento e na vegetação de restinga, nas áreas prioritárias.
Nesses locais que devem ser protegidos, compreendendo entre a praia do Porto Velho e a praia do Além, equipes de fiscalização irão realizar o plantio de centenas de árvores nativas. Para impedir o tráfego de veículo e a circulação de pessoas, as áreas recuperadas foram cercadas.
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Jéssica Martins, é preciso maior conscientização por parte da população. “As áreas devem ser protegidas, estamos realizando um trabalho esforçado para isso. Dessa forma, pedimos que as pessoas respeitem os limites e não destruam a vegetação e os locais que as tartarugas escolhem para desovar”, solicita.
Conforme Martins, os veículos automotores podem impedir que os filhotes de tartarugas cheguem ao mar e também afugentar as adultas quando chegam a areia para desovar. “As áreas demarcadas não são em toda praia, há espaço suficiente para as pessoas aproveitaram. Essas áreas demarcadas devem ser respeitadas para o equilíbrio ambiental”, disse.
De acordo com a resolução, os veículos oficiais em serviço estão dispensados do cumprimento desta Resolução. Os veículos particulares, em caso de comprovada necessidade, deverá obter autorização prévia junto ao órgão ambiental municipal competente.
Conheça as proibições
1 – Dentro dos limites da APA Tartarugas, nos seguintes trechos:
- Da praia de Porto Velho até o início do calçadão da praia de Castelhanos, de acordo com a extensão atual, no ato de criação desta Resolução;
- Do final do calçadão da praia dos Castelhanos, sentido sul a norte da orla, até a praia de Parati, incluindo toda extensão da praia da Guanabara e da praia de parati;
- Em toda extensão da praia de Tiquiçaba;
- Em toda extensão da praia do Além;
2 – em toda extensão da praia de Mãe-Bá, do Porto da Samarco até a divisa do município com Guarapari