O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, participa, neste sábado (16), de mutirões de combate à dengue em quatro municípios capixabas.
Os militares atuarão conjuntamente com equipes das prefeituras da Serra, Conceição da Barra, Guaçuí e São Mateus, na eliminação de focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti e na orientação sobre medidas preventivas.
Um total de 95 militares estará empenhado nos mutirões, com o objetivo de contribuir para a integração e a sinergia das ações de enfrentamento da dengue em todo o Estado.
O Corpo de Bombeiros, por meio da CEPDEC, compõe o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Arboviroses, instituído no mês de fevereiro pelo Governo do Estado, com o objetivo de integrar esforços de diferentes setores no enfrentamento ao mosquito e reduzir número de casos e óbitos.
As primeiras ações do Centro Integrado de Comando e Controle de Arboviroses são voltadas para o combate aos focos do vetor, o que incluiu um treinamento fornecido na semana passada pela Secretaria da Saúde (Sesa) para bombeiros militares, possibilitando, assim, a atuação destes junto aos agentes de combate às endemias nos municípios.
“Nossos militares vão compor as equipes, implementando atividades de campo efetivas e voltadas para a eliminação de focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti e para a conscientização da população sobre medidas preventivas. O Governo do Estado tem se empenhado em um plano de ação coordenado e eficiente para o enfrentamento da dengue em nível estadual, alinhado com as políticas federais”, explicou o coordenador Estadual Adjunto de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Benício Ferrari.
O planejamento desta etapa prevê mutirões em quatro finais de semana seguidos, contemplando, principalmente, municípios com maior incidência de casos de dengue.
Neste sábado (16), os mutirões terão início às 7h30, se concentrando nos seguintes bairros:
– Guaçuí: Centro
– São Mateus: Santo Antônio
– Conceição da Barra: Braço do Rio
– Serra: Jardim Tropical