seg 16/dezembro/2024 09:32
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Evair de Melo é deputado federal. Foto: Divulgação

Universidade Vale do Itapemirim: MEC diz que separação gerará eficiência

redacao
Redação Dia a Dia

A Universidade Federal Vale do Itapemim (UFVI) está mais próxima de se tornar realidade. Ela foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro recentemente e o fato foi confirmado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro na quarta-feira (20).

Ela será criada a partir de desdobramento do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e do Centro de Ciências Exatas, Naturais e de Saúde (CCENS) da Universidade Federal do Espírito Santo, localizado na cidade de Alegre, com extensão no município vizinho de Jerônimo Monteiro.

O ministro destaca que a criação dessas universidades tem como objetivo o reordenamento das unidades da rede federal, a identificação de melhores arranjos geográficos e institucionais, a otimização da gestão e a consolidação dos arranjos produtivos e culturais.

Segundo o deputado federal Evair Vieira de Melo, trata-se de um campus já consolidado, respeitado e reconhecido, mas que poderia ter contribuído ainda mais para o brasileiros se tivessem dado a ele o prestígio e a oportunidade que agora se dá.

“Vamos criar um ambiente para criação e capacitação, vamos transformar a instituição num grande campo das exatas, das engenharias, da química”, disse o deputado. Ele acrescentou que se empenhará para dar total condição ao ministro para continuar executando sua política.

Além da criação dos novos institutos federais de educação superior, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, confirmou em audiência pública na Câmara dos Deputados a criação de cinco universidades federais: do Sudeste e do Sudoeste do Piauí (Unifesspi), da Amazônia Maranhense (Ufama), do Norte Mato-Grossense (UFNMT), do Vale do Itapemirim (UFVI) e do Alto Solimões (UFAS).

Segundo o ministro, a criação das novas universidades, a partir de desdobramento das atuais instituições, tem como objetivo o reordenamento das unidades da rede federal, a identificação de melhores arranjos geográficos e institucionais, a otimização da gestão e a consolidação dos arranjos produtivos e culturais.

Ratifica que também visa o equilíbrio do número de campi de cada instituição, para possibilitar uma gestão mais eficiente, além de buscar mais proximidade entre os campi e as reitorias.

Evair de Melo afirmou ainda que a criação da instituição obteve apoio massivo no estado. Assinaram um documento de apoio mais de 40 entidades do estado, 78 prefeitos, a Assembleia Legislativa e oito dos dez deputados federais.

 

.Fonte: Agência Câmara de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

relogio-tempo-14-12-2024

Tempo, tempo, tempo

acidente-carreta-onibus-br-101-11-12-2024

Papai Noel chega neste sábado à Praça de Fátima em Cachoeiro

automovel-apreendido-14-12-2024

Motorista escolar de prefeitura do Caparaó colide com veículos e é detido por embriaguez

caim

Rumo ao Inexplicável: A Marca de Caim

camara-vereadores-alto-13-12-2024

Câmara de Cachoeiro será destaque no Tour 360º a partir de segunda-feira

morte-crianca-ibatiba-13-12-2024

Menino de 10 anos morre após suposta agressão em escola de Ibatiba

Árvore de Natal e feira de artesanato

Contagem regressiva para programação de Natal na Praça de Fátima em Cachoeiro

Vereadores recebem selo diamante

Câmara de Cachoeiro recebe Selo Diamante em Transparência Pública em evento no TCE-ES

Leia mais
plugins premium WordPress