O Hospital Evangélico promove neste sábado (8) a 1ª Olimpíada do “Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita” com o objetivo de conscientizar a população para as causas das cardiopatias congênitas, suas manifestações e necessidades.
A ação é em comemoração ao Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, lembrado em todo país no dia 12 de junho.
A expectativa é de que pelo menos 200 crianças participem da olimpíada que será na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente Getúlio Vargas, no bairro Aquidabã (Polivalente), a partir das 8h30.
A ação contará com café da manhã especial, gincanas, brincadeiras e as participações especiais da Tina e da Turma da Alegria, da Segunda Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim.
De acordo com a anfitriã do evento, a cardiopediatra Andressa Mussi, a Olimpíada tem o objetivo de sensibilizar as pessoas para a causa dessa doença.
“A causa da cardiopatia congênita ainda é desconhecida. Ela surge antes mesmo do nascimento, mas pode se manifestar mais tarde na vida da criança ou até mesmo na adolescência”, disse a especialista.
A médica informa ainda que a cardiopatia congênita é a segunda principal causa de morte em menores de um ano.
O setor da Cardiologia Pediátrica do Hospital Evangélico trata em média 3 mil pacientes por ano.