Uma vida dedicada ao taekwondo. Essa é a história da mestra Manuela Feliz, campeã internacional na arte marcial, que estará neste final de semana, em Cachoeiro de Itapemirim, para ministrar curso de atualização técnica na luta.
O curso vai acontecer neste sábado, de 9 às 17 horas, e domingo, de 9 às 12 horas, no Centro Educacional e Cultural de Artes Marciais (Cecam), no bairro BNH.
Aos 7 anos, Manuela Feliz, entrava para o taekwondo por influência do irmão mais velho. Hoje, ela carrega títulos nacionais e internacionais, é dona de cinco academias do esporte na Grande Vitória e única mestra feminina da arte marcial no Estado.
Formada em Educação Física, Manuela é 30 vezes campeã estadual invicta, cinco vezes campeã nacional, duas vezes campeã internacional, vice-campeã nos jogos Sul-Americanos em 2002 e campeã brasileira de Poomsae em 2015.
A lutadora conta que teve a vida transformada pelo esporte e, hoje, tem a oportunidade de mudar a vida de outras pessoas também pela luta.
“Acredito que o taekwondo é uma ferramenta que transforma vidas. Sou uma pessoa que por meio do esporte teve várias oportunidades e hoje ajudo outras pessoas”, contou.
Manuela também atua em projetos sociais e conta que por meio do esporte já resgatou alunos das drogas e que hoje são grandes atletas e trabalham junto com ela.
“Conseguimos tirar pessoas das drogas. Um deles se transformou em um dos melhores lutadores do estado. Ele foi tetra campeão brasileiro e hoje é professor de taekwondo, sustenta a sua família com o seu trabalho e me ajuda no crescimento do esporte”, finalizou.
Weverson Silva é o atleta citado acima. Ele vem a Cachoeiro de Itapemirim junto a Manuela neste fim de semana.