Pacientes em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Itapemirim, que atende pessoas com transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas, passaram parte do dia em contato com a natureza, com plantio de mudas e noções de meio ambiente.
A ação, realizada nesta terça-feira (23), no Horto Municipal da cidade, faz parte do projeto Terça Saudável, uma parceria entre as secretarias de Saúde e Meio Ambiente de Itapemirim com o objetivo de integrar os usuários do Caps ao meio ambiente.
Segundo a prefeitura, o projeto nasceu em agosto deste ano e este foi o terceiro encontro.
Desta vez os pacientes revisitaram as mudas já plantadas por eles e fizeram um novo plantio, de cebolinha e jiló. A proposta é proporcionar lazer, conhecimento sobre botânica, integração social e qualidade de vida.
“É de suma importância a integração do homem com a natureza, principalmente nos dias atuais em que o problema de saúde e o desmatamento são crescentes”, destacou o secretário de Saúde, Júlio César Carneiro.
“As ações proporcionadas tais como confecção de canteiro para horta, plantio de mudas e um momento musical cumpriu o objetivo do projeto que é promover saúde utilizando recursos ambientais”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Jean Paz.