ter 30/abril/2024 20:18
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Governo do Estado divulga plano operacional das forças de segurança para o Enem

redacao
Redação Dia a Dia

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) divulgou, na tarde desta sexta-feira (19), o plano operacional que vai ser colocado em prática durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre nos dias 21 e 28 de novembro.

Nos dois finais de semana, a Sesp vai contar com o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC-E), que estará aberto para coordenar e monitorar todas as atividades de inteligência, visando a garantir a realização segura da prova.

No total, aproximadamente 700 integrantes das forças policiais vão realizar a segurança dos locais de prova, além da escolta e guarda do exame.

Mais de 230 escolas vão receber alunos e a logística de transporte dos materiais vai ser feita pelos Correios, com escolta da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), na saída do centro de distribuição para os locais de prova e no retorno dos exames ao local de depósito.

Quanto ao trânsito, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BP Tran) vai realizar os trabalhos orientativos nos locais em que atua. Nas localidades onde o tráfego de veículo é municipalizado, esse trabalho vai ficar a cargo das Guardas Municipais.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, informou que Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), Polícia Militar, Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) e Guardas Municipais vão atuar em conjunto com o Governo Federal, para oferecer segurança não só dos locais onde os exames serão aplicados, mas também onde as provas ficarão guardadas até a distribuição, incluindo o transporte e a escolta.

Segundo Ramalho, as forças de segurança vão trabalhar integradas com o Governo Federal, com o objetivo de garantir a segurança na realização do exame mais importante do ano para os nossos jovens.

“O Enem é o início de um caminho de maior qualificação para o mercado de trabalho e temos o dever de garantir que transcorra tudo da melhor forma possível. Para isso, estaremos em monitoramento em tempo real, com o nosso Centro de Comando e Controle, que engloba representantes de todas as instituições”, disse Alexandre Ramalho.

O planejamento também foi realizado com a participação de instituições, como a EDP Escelsa, Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), entre outros órgãos que permeiam a garantia de uma realização segura da aplicação das provas do Enem.

mamae-bebe (1100 x 700 px) - 1

Nasce bebê de jovem grávida que escapou da enchente de Mimoso em uma geladeira

festival-cavaquinho-29-04-2024

Com música e dança, Festival de Artes começa nesta terça-feira em Cachoeiro

jogos-eletronicos-tecnologia-informatica-07-01

Processo seletivo para selecionar profissionais de TI com salário de mais de R$ 8 mil

Mão virando prato do vaso de planta para retirar água parada

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue e número de mortes chega a 1.937

carro_danificado_enchente_Mimoso_17_04_24

Moradores de Apiacá e Mimoso já podem solicitar isenção do IPVA e do Licenciamento 2024

copa-mundo-rio-29-04-2024

Brasil mais perto de sediar a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027

aposentado-sml

Fim das buscas: aposentado de 75 anos morreu após escorregar e cair de pedra em Muqui

policia-jogos-video-game-29-04-2024

Aposentado utilizava videogames para atrair menores para exploração sexual no ES

Leia mais