sex 3/janeiro/2025 20:18
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Corte de flamboyant da Câmara de Cachoeiro está temporariamente suspenso

redacao
Redação Dia a Dia

A princípio, o flamboyant localizado na Praça Jerônimo Monteiro, em frente à fachada principal do prédio da Câmara de Cachoeiro, não será cortado.

Isto porque a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) vai entregar ao Legislativo cachoeirense, ainda esta semana, um parecer técnico sobre a efetiva situação do flamboyant.

O documento vai indicar também possíveis alternativas de tratamentos para salvar a árvore e prolongar o seu tempo de vida, evitando a extração imediata.

“Vamos aguardar o laudo e realizar os procedimentos sugeridos. Nossa intenção é preservar o flamboyant, de forma segura para os transeuntes”, diz o presidente da Câmara, Brás Zagotto, garantindo que as providências serão iniciadas já na próxima semana.

Além de Brás e servidores da Câmara, participaram da reunião o promotor de Justiça Ambiental de Cachoeiro, Wagner Eduardo Vasconcellos; a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca; os representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Cláudio Vilarinho, e da ONG Caminhadas e Trilhas, João Luz Madureira. Também estiveram presentes os servidores da Semma Jônio Pizzol Caliman, engenheiro florestal, e Maelle Barbiere, subsecretária de gestão ambiental.

A reunião aconteceu embaixo da árvore, cuja situação impressionou os presentes: além do ocamento na parte inferior do tronco, onde há um buraco de cerca de dois metros de profundidade, notou-se a presença de buracos menores em galhos secundários mais antigos, forte presença de vegetação parasita e evidência de ninhos de maribondo e cupins em toda a copa.

Caliman, que é doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, apresentou aos presentes suas impressões iniciais e esclareceu dúvidas.

Segundo ele, a primeira providência deve ser a realização de uma poda radical, para melhorar a possibilidade de recuperação do tronco, além de reduzir o peso da árvore e o risco de queda.

Em seguida, deve-se promover o escoramento do tronco e o diagnóstico da situação das raízes, para verificar a necessidade de tratamento.

E, além disso, será necessário empregar a técnica denominada dendrocirurgia, ou seja, a desinfecção e preenchimento das partes ocas com material inerte específico, que não alimente fungos e formigas.

Mas, segundo o especialista, nem mesmo a realização de todos os procedimentos podem determinar se o flamboyant irá se recuperar totalmente ou, caso isso ocorra, por quanto tempo continuará saudável.

“Como todos os seres vivos, as árvores têm o seu tempo de vida. Não podemos ignorar o processo de senescência, ou seja, o seu envelhecimento natural”, alertou Caliman.

Os custos e a realização dos procedimentos indicados no parecer ficarão sob a responsabilidade da Câmara Municipal, e a Secretaria de Meio Ambiente dará o suporte operacional e técnico necessário.

“Vamos fazer tudo o que for possível para manter o nosso flamboyant, que é uma árvore simbólica e muito querida pelos cachoeirenses”, garantiu Brás, acrescentando que a Câmara está aberta a sugestões de outros especialistas que queiram auxiliar neste processo. “Não podemos desprezar nenhum conhecimento técnico”, finalizou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

estudante-curso-nossa-bolsa-03-01-2024

Inscrições abertas para o Nossa Bolsa 2025, com 1 mil vagas gratuitas em curso superior

jornalismo-jornalista-reporter03-01-2025

Fundação Carmélia convoca aprovados para início em janeiro de 2025

produtos-agropecuaria-capixaba-agronegocio-es-03-01-2025

Crédito rural cresce 11% no Espírito Santo, enquanto o País tem queda de 23%

carro de som alto

Multa de R$ 2,6 mil para quem for flagrado com caixas de som em Piúma

ferraco-casagrande-02-01-2024

Ferraço discute aeroporto, duplicação e macrodrenagem em reunião com Casagrande

prefeito-muqui-camarao-02-01-2024

Prefeito eleito de Muqui promete investir em saúde, educação e desenvolvimento econômico

fotos - posse-leo-portugues-02-01-2024

Hoje sou empregado de vocês, diz Léo Português ao assumir a Prefeitura de Anchieta

lixo-rio-esgoto-02-01-2024

Mais de 370 toneladas de resíduos são retirados de esgoto de Cachoeiro em 2024

Leia mais
plugins premium WordPress