Uma comparação com os dados do ano passado demonstra que o Espírito Santo teve queda de 16% no índice de crimes letais, como homicídios, latrocínios e lesões com morte.
Os dados são deste primeiro quadrimestre de 2019, quando foram registradas 372 ocorrências, para o mesmo período do ano passado, cujo número foi de 442.
Ao todo, foram 70 vidas poupadas. Somente no mês de abril, o número de homicídios dolosos (com intenção de matar) apresentou uma redução de 17 casos.
“Nossos resultados têm mostrado o esforço de todos e a eficácia do Programa Estado Presente, que é referência nacional e está focado na diminuição dos índices de criminalidade”, disse o governador Renato Casagrande
Regiões
Houve no primeiro quadrimestre deste ano uma queda no número de homicídios dolosos em todas as regiões do Estado, sendo que o maior índice foi o da Região Serrana (- 55%), com queda de 20 para nove casos.
No sul a queda foi 27%, caindo de 33 para 24 casos. Já na região norte, ocorreu redução de 20,6%, passando de 97 para 77 casos.
Na região metropolitana a redução foi um pouco menor, 7,3%), caindo de 232 para 25 casos. E no noroeste do estado (-5%), de 39 para 37 casos.
Municípios como Aracruz, com aumento de 60% no número de homicídios dolosos, e Cariacica, com + 29%, exigiram pronta atuação das forças policiais.