O governador Renato Casagrande inaugurou nesta sexta-feira (19), em solenidade virtual pelas redes sociais, as obras de contenção de encosta e barreira dinâmica do Morro do Cristo, em Mimoso do Sul. Foram investidos R$ 7.397.013,93 nas obras, que ficaram sob responsabilidade do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).
Casagrande destacou a importância das intervenções, já que havia o risco de desmoronamento de pedras, ameaçando moradores e o Hospital Apóstolo Pedro.
“Estamos muito felizes em inaugurar essa obra, pois sabemos da importância dela para o cidadão de Mimoso do Sul. É uma grande honra realizar essa importante obra que trará segurança aos moradores da cidade. Estamos contribuindo com investimentos em outras áreas para o município”, afirmou.
Casagrande ressaltou a presença do governo do Estado no município desde o início do ano passado.
“É bom ratificarmos a importância de estarmos ajudando no desenvolvimento de toda a região Sul, que demanda um investimento maior”, pontuou o governador, lembrando que a região foi atingida pelas fortes chuvas no início deste ano. O Estado também está apoiando os municípios e a população nesse trabalho de reconstrução.
Barreira dinâmica
O trecho de obra é composto de barreira dinâmica 350 metros, com um intenso trabalho de mitigação do alto grau de risco geotécnico. A encosta também recebeu um sistema de contenção de concreto denominada de contrafortes atirantados, que consiste em ancorar as rochas maiores para que elas não se desprendam da montanha. Foram utilizadas barreiras de impacto com tecnologia suíça que têm a função de reter blocos de pedra e terra.
“Foi uma obra de difícil execução, numa encosta muito íngreme, com vários blocos de rochas soltos. Foram construídos vários contrafortes para conter todo o maciço rochoso solto. Com os trabalhos concluídos, a cidade de Mimoso do Sul está com a certeza de que não haverá desmoronamentos, já que a obra pronta deixa a região totalmente segura”, comentou o diretor presidente do DER-ES, Luiz Cesar Maretto Coura.
O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, citou a urgência na realização da obra.
“O Morro do Cristo é um símbolo de Mimoso do Sul e o hospital, que fica embaixo do morro, e tem mais de 80 anos de história, corria risco. Esta obra é uma das mais importantes para o município e agora garante a tranquilidade dos moradores. A princípio, a contenção seria executada pela Sedurb, mas devido à urgência para realizar a intervenção, acabou sendo feita pelo DER. Entretanto, nossa secretaria atuou em toda a articulação e deu apoio técnico com nossos engenheiros”, disse.