Uma Organização Não Governamental (ONG) que atua nos Estados Unidos, onde desenvolve trabalho com moradores de rua, e em alguns países da África, começou a atuar no Espírito Santo, a princípio, em Cachoeiro de Itapemirim.
A Universal Charity Foundation, que em português significa, Fundação Universal da Caridade, é uma instituição que funciona há 12 anos nos Estados Unidos e, segundo seu presidente, Roberto Silveira, 57, atende a 40 mil moradores de rua anualmente.
A instituição também tem colaborado com envio de recursos para Niger e Cabo Verde, ambos na África, na cidade brasileira de Londrina (PR) e no estado da Paraíba.
A ONG será apresentada nesta quarta-feira (19), à sociedade de Cachoeiro de Itapemirim, no espaço de festas do Bristol Easy Hotel, em um evento a partir de 19 horas.
Roberto explicou que nos Estados Unidos a fundação mantém um centro de apoio aos moradores de rua, a Homeless Improvement Project, conhecido como Hip Day Center, que dá assistência, alimentação, roupa, calçados, medicamentos e também auxilia as pessoas a conseguir seus seguros saúde.
“Entre os moradores temos veteranos de guerra, médicos, engenheiros. Pessoas de todos os níveis nós encontramos nas ruas”, ressalta Roberto. A instituição também atende a 60 famílias semanalmente com doação de cestas básicas.
Em Cachoeiro de Itapemirim a instituição vai iniciar suas atividades oferecendo cursos profissionalizantes por meio de convênios com órgãos governamentais. Já existem ações no bairro Valão e no Vila Rica, numa parceria com o Sesi e o Senai.
“Queremos trazer para cá uma visão de parcerias, de reconhecimento das necessidades de comunidades menos favorecidas e servir de ponte para outras organizações conseguirem realizar seu intento, dentro do foco de cada uma”, destacou Roberto.