ter 17/setembro/2024 19:05
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Pedro (E) e Gedson (D) vão apresentar a pesquisa em Portugal. Fotos: Divulgação

Pesquisa de saúde em Cachoeiro será apresentada em congresso internacional em Portugal

redacao
Redação Dia a Dia

A parceria entre o curso de medicina da Multivix e a Secretaria de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim alcançou reconhecimento internacional ao ter uma pesquisa acadêmica selecionada para apresentação no IX Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra, em Portugal.

O evento será realizado pelo Ius Gentium Conimbrigae, Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, entre os dias 8 e 10 de outubro.

A pesquisa, conduzida pelo secretário municipal de Saúde, Gedson Alves, e pelo coordenador corporativo de Medicina da Multivix, Pedro Figueiredo, começou a ser planejada em 2021.

O estudo analisa a evolução e a ampliação dos serviços de saúde prestados em colaboração com alunos e professores do curso de medicina da Multivix em algumas unidades do município, como no Centro Municipal de Saúde, nos dois pronto-atendimentos e em 12 unidades básicas de saúde.

Segundo os autores do trabalho, a cooperação e integração do ensino-saúde com o atendimento à comunidade visam à integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e avaliam os impactos dessas ações nos direitos humanos.

Gedson destacou a importância da gestão de recursos, reestruturação dos serviços e parcerias com outras instituições de ensino para os avanços obtidos durante a administração do prefeito Victor Coelho e desenvolvida até o mês passado pelo então chefe da pasta, Alex Wingler.

Ele enfatizou que a pesquisa aborda a evolução dos índices de saúde e a garantia de direitos humanos através da medicina, convidando outras áreas a explorar metodologicamente o tema.

Alves também mencionou que o município não arcará com despesas, pois a apresentação será financiada pela Multivix.

Pedro Figueiredo, coautor da pesquisa, ressaltou o impacto positivo da implantação do curso de medicina pela Multivix em Cachoeiro de Itapemirim.

A parceria com a prefeitura, de acordo com ele, aumentou significativamente o acesso da população aos serviços de saúde e elevou a qualidade desses atendimentos, conforme indicadores do Ministério da Saúde.

Figueiredo também destacou a importância de compartilhar os resultados no congresso em Coimbra, inspirando outras regiões a buscar o mesmo sucesso na integração ensino-serviço para a formação médica.

O IX Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra é um dos eventos mais relevantes da Universidade de Coimbra, realizada no auditório da Faculdade de Direito, uma das mais antigas e importantes do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

incendio-mimoso-17-09-2024

Homem preso após causar incêndio que levou crianças ao hospital em Mimoso do Sul

casteglione-17-09-2024b

Casteglione segue na disputa após TRE-ES aceitar recurso e deferir candidatura

Vistoria TCA - Divulgacao - Iema

Última semana para participar do processo seletivo do Iema, com salário de R$ 7,2 mil

intercambio-sedu-16-09-2024d

Cento e setenta estudantes capixabas se preparam para intercâmbio nos EUA, Canadá e Chile

medicamentos-vencidos

Escoteiros promovem campanha em Cachoeiro para recolher medicamentos vencidos

webserie-boiadeiro-16-09-2024 (2)

Quais histórias um boiadeiro pode contar? Websérie revela causos de Luizinho Costa

acidente-mimoso-16-09-2024

Vigia de escola morre após colidir com ônibus escolar parado em Mimoso do Sul

ceu-nublado-entardecer-15-09-2024 - 1

Instantes

Leia mais
plugins premium WordPress