Para ajudar a prevenir acidentes envolvendo escorpiões, equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estão visitando municípios capixabas para treinar os servidores locais. Até o momento, 38 municípios foram visitados.
Acidentes envolvendo escorpiões estão frequentes. Segundo dados da Sesa, entre janeiro e abril deste ano 1.363 pessoas foram picadas, uma média de um acidente a cada duas horas. No ano passado, foram 1.406 acidentes neste mesmo período.
Participaram dos treinamentos 29 municípios da Central Norte, cinco do Sul do estado e quatro da Região Metropolitana. Inicialmente, segundo a Sesa, foi realizada uma preparação teórica e atualmente as equipes realizam ações práticas.
No sul do Estado participaram do treinamento as cidades de Anchieta, Iúna, Presidente Kennedy, Itapemirim e Rio Novo do Sul.
Na parte prática, as equipes da Sesa vão até as áreas onde ocorreram os acidentes para orientar os moradores a evitar situações que atraiam escorpiões. As visitas são acompanhadas por técnicos e agentes da Vigilância Ambiental dos municípios.
A bióloga e especialista em Gestão, Regulação e Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Colatina, Pollyana Lima Peterle, ressalta que algumas medidas simples podem evitar acidentes envolvendo escorpiões.
“Tijolos, telhas e madeiras devem ser eliminados ou colocados longe de casa. Lixo deve ficar em sacolas ou em lixeiras, para afastar baratas, que são alimentos dos escorpiões”, ressaltou.
Durante o trabalho em campo, são capturados diversos indivíduos. Em alguns locais, a equipe utiliza luz negra para ações no período noturno.
Algumas dicas que podem evitar acidentes
– É preciso eliminar ou afastar das residências materiais que possam servir de abrigo para os escorpiões, como telhas, tijolos, madeiras e entulhos.
– O escorpião se alimenta de baratas, portanto, é necessário evitar a presença destes insetos, condicionando o lixo de forma adequada, em lixeiras ou sacos plásticos.
– Em locais onde há escorpiões, é bom verificar o local ao sentar ou deitar-se. Evitar deixar roupa de cama encostada no chão e manter cama afastada da parede. É aconselhável balançar roupas antes de usar e também olhar sapatos e tênis antes de calçar.
– Em caso de picada, procurar imediatamente atendimento médico. Principalmente, se o acidente for com crianças menores de 10 anos ou idosos.