Há 92 anos chegou a Cachoeiro de Itapemirim uma irmã, nascida na Itália, que iria fundar uma importante congregação religiosa e uma das mais tradicionais escolas do Estado, o Colégio Jesus Cristo Rei.
Nos últimos dias, o colégio realizou várias atividades em homenagem à Madre Gertrudes de São José, que também fundou a Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia, entidade com atuação na área da educação, saúde e assistência.
Tradicional programação para homenagear a vida e missão dessa grandiosa mulher, a Semana da Madre Gertrudes começou na terça-feira (6) e seguiu até sexta (9). As atividades nas salas de aula ocorreram normalmente.
Durante toda semana os alunos e colaboradores do colégio puderam desfrutar de vários momentos, dentre eles, atividades culturais e celebrações preparados pela direção da escola junto ao setor pastoral.
Na terça-feira, foi realizado momento cívico em frente ao busto da Madre Gertrudes. Na quarta, todos puderam assistir a celebração eucarística no Ginásio Poliesportivo. Na quinta e sexta-feira, alunos participaram de palco cultural no momento do recreio.
Segundo a coordenadora pastoral Jéssica Fundão Pinheiro, a programação possui uma enorme relevância para o colégio, ressaltando valores que são possíveis observar na história da instituição de ensino.
“Sendo assim, a escola dedica uma semana em homenagem a vida e história da Madre. Recordamos a vida desta mulher repleta de coragem e força e reafirmarmos em nós, a força e importância de uma vida entregue nas mãos de Deus”, ressaltou a coordenadora.
Quem foi Madre Gertrudes?
Madre Gertrudes de São José foi a fundadora do Colégio Jesus Cristo Rei e da Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia que até hoje administra e coordena a escola.
Nascida na Itália, ela perdeu a mãe muito cedo. Seu pai, por não ter condições, a entregou a um orfanato, uma instituição católica, onde foi educada por irmãs. Desta forma, desde cedo teve contado com o âmbito espiritual e religioso.
Acabou ingressando na vida religiosa e vindo para o Brasil em missão.
Ao longo de sua caminhada cristã, seu coração sempre se inquietou diante das realidades e ambientes específicos que, para ela, necessitava de uma maior atenção.
Sempre teve um olhar voltado para os mais necessitados, para as crianças, jovens e doentes.
Em 10 de outubro de 1927, nasceu a Congregação das “Irmãs de Cristo Rei”. Madre Gertrudes de São José fundou a nova família religiosa com a ajuda da Irmã Josefina do Sagrado Coração.
Novos jovens são atraídos para a congregação, sendo as primeiras: Helena Cardoso, Emília Fontes e Luíza Debona.
Mais adiante, a jovem Martina Toloni se une ao grupo e se torna braço direito da madre, que na ocasião tinha 51 anos de idade.
No dia 1º de fevereiro de 1928 a escola inicia suas atividades.
Em 16 de março de 1949, Dom Luiz Scortegagna, então bispo da Diocese do Espírito Santo, vai a Cachoeiro levar os documentos pontifícios da Aprovação Diocesana para a Congregação, junto a mudança do nome de “Irmãs de Cristo Rei” para “Irmãs de Jesus na Eucaristia”, assim como as novas constituições aprovadas.
Agora o sonho de Madre Gertrudes está completo: a Congregação se consolida; recebe as aprovações eclesiásticas; organiza-se internamente, dando início à emissão pública dos votos perpétuos, a começar pela Madre Gertrudes.
Confira as fotos abaixo
Uma resposta
Este momento tem que ser realizado todos os anos